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FARDOS FUNERARIOS

Já naquele tempo os mortos foram enterrados envolvidos de fardos de funeral nesses que incluíam redes, camisas, bonés e vários utensílios como facas, flautas, agulhas e estacas. O defunto estava de acordo com uma estaca para a terra, desde que foi acreditado que ele pudesse mover do lugar.

Aproximadamente para o ano 2,000 A.C. começou a usar o algodão e para os anos 1,850 e 1,625 A.C. mostraram um crescimento demográfico importante que foi motivo do incremento da agricultura e impeliu a construção de centros administrativos e cerimoniais em áreas diferentes das suas área estabelecidas.
Eles usaram as fibras vegetais para tricotar as suas ondas e "warakas" e elaboraram canas cerimoniais bonitas em madeira dura como a "chonta", originaria da floresta mesma. Estes madeira e as decorações com penas de cores vistosas de papagaios ou guacamaias, prove a existência de operações de comércio ou troca com cidades de outro lado da cordilheira.

Eles giraram com fusos ou "puskas", usando fibras de algodão ou de camélidos (lhama, guanaco, vicuña, etc), de excelente qualidade e delicadeza, fazendo com eles, nas chamadas "Cavernas" (500 A.C.), têxtil de algodão com lados de fibras de camélidos de cores variadas, formando desígnios com felinos e cobras, ou com razões geométricas. Eles também fizeram bordados, encharcados e atapetados de caro dobra, enquanto normalmente usavam teares e técnicas como a nodosa, trançada e a encordoa.
Na chamada fase "Necrópole" (200 para. C. - 300 para. C.) adquire importância maior o bordado com que é coberto o pano básico por completo feitos de algodão os quais viraram nos famosos manteis daquele tempo.

As agulhas que perfuraram espinhos de cáctus foram obtidas e foram conservados em casos de canas, colocando-os deste modo nas tumbas.
Deste tempo são o manteis de algodão de nata adornados com penas, como também os primeiros bordados com figuras polícromas. Os panos foram elaborados com a técnica de ter tocado e o ondulado começou para vinchas e cintos, fazendo que os fardos funerários fossem mais ricos.

Nos tecidos, o homem americano expressou as convicções dele que ainda duram nos Andes. Esse homem percebe a terra "Mamapacha" como um ser vivo que em troca provê vida aos seres que a contém. Por isso é natural que quando o homem morre debe volatar para a terra como semente de vida nova.

Cada ser vivo possui força ; o equilíbrio das forças da natureza permite a saúde, prosperidade e a reprodução; A recuperação da saúde, a doença não é eliminada.

A Religião e a Mitologia também consideram que a perfeição não é um ser mas um para ser, é dinâmico, rítmico, mudando sempre e consiste em manter a relação de equilíbrio apropriada e frágil entre os diversos elementos integrantes da sociedade ou de um organismo. Cada elemento completa um papel essencial dentro o tudo, pela diversidade de seres que são usados na mitologia como símbolos de situações, de manifestações de poderes, ou com fins de socialização.
O homem de Paracas era camponês ou pescador e o ritmo produtivo dele foram governados pelos ciclos da verruga.

O movimento das constelações e manchas no céu noturno deles mostraram para os chefes rituais o momento favorável para as cerimônias.
O homem de Paracas teve um poder de síntese impressionante que é refletido nas figuras complicadas que aparecem bordadas nos manteiss em cores, posturas e variantes incríveis.

É certo que estas figuras bordadas nos transmitem uma mensagem filosófica, religiosa e ideológica de uma cultura construída dentro de um espaço especifico e pequeño ou cercado..


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É calculado de 8,000 anos A.C. a antiguidade do homem de Paracas.
 
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