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PUNO NAS ALTURAS

AS HISTORIAS DE DIABOS E CHULLPAS

A festa da Virgem da Candelaria está a ponto de acabar, embora um punhado de diabos pretenda que a chama da felicidade e da fé iluminem durante todo o fevereiro. As intenções deles são vãs, mas, ao acompanhar para eles dentro do seu ir e vir, são descobertas algumas das atratividades da capital do altiplano. O dia seguinte - entre bocejos e expressões de fadiga - o viajante que seguiu os dançarinos, percorreu Sillustani, a área arqueológica mais importante no departamento de Puno.

A cidade dorme. A chuva acompanha seu sonho com uma melodia de gotas que explodem nos telhados ou explodem nos azulejos vermelhos. Nas ruas sonhadoras, um punhado de dançarinos de demônios e aqueles que nãp dormem procuram acordá-la com os seus sussurros de embriaguez, embrulhados nos seus cachecois serpentinos e escondidos tras suas máscaras de colorido espanto.

Eles dançam, saltam e cantam. Eles correm pela Praça de Armas. Eles tomam posse dela. Eles brindam para o sucesso deles. Esteja atarefado, felicidade, desordem... e um dos diabos da noite do altiplano, se escapule entre as sombras a ser prostradas antes duma cruz, tira a máscara, persigna-se, resmunga orações, se bate o peito. Lágrimas de fé umedecem os pomos de Adão do seu rosto muito seco.

Devoto fervente da Virgem da Candelaria - a adorada Patrõa da cidade de Puno - o demônio da máscara terrível é recomendado a Deus no átrio da Catedral, um colosso de pedra de estilo mestiço, embutido construido em1747 pelo alarife peruano Simón de Asto, nas fundações do antigo Supay Cancha ou cerco do diabo.

As orações acabam. O diabo novamente põe a máscara volta com os seus sócios continuar com a dança e as torradas em honra para o "mãe" Candelaria; mas eles já não são muitos. Os compatriotas deles dormem e eles não querem acordar. A festa se adoece depois de vários dias de procissões, danças folclóricas e as paradas infinitas dos dançarinos ágeis, venidos de todos os cantos da cidade.

Em Puno, a capital folclórica mais importante de América, existem mais de 300 danças típicas. Uma das mais conhecidas é a "Diablada", dança de origem mestiça entre a que representa bem o conflito eterno e a injustiça... no que as gangues de homens e mulheres, com ternos vistosos e as máscaras de demônios, enfrentam a arcanjos terrestres e mundanos, rodeados de líderes e ursos terríveis.

O grupo infernal o abandona a praça deixando trás deles a imponente Catedral e a sacada de madeira esculpida pelo Conde de Lemos , o vice-rei que fundou a cidade em 4 novembro de 1688. Então, as crianças do mau, vão e vêm para o jiron Lima, uma passagem pedestre de casas grandes velhas transformadas em lojas, restaurantes, discotecas e galerias comerciais.

E eles mantêm silencios na igreja de São João Batista , para não acordar a Virgem da Candelaria que descansa dentro do templo... e desaparece tras o arco Deustua, um monstro de pedra figurada e duas pérgulas laterais construido em 1847, em memória dos homens que morreram nas batalhas de Junín e Ayacucho, gestes heróicos que marcaram a independência de América.

Os demônios falharam com sua intenção de prolongar as celebrações. As ruas estão vazias, solitárias e nuas, ao extinguir as últimas cinzas da festa. Agora, o resfriado se põe pior da mão do vento, a chuva fica torrencial e tempestuosa, a altura fica mais pesada. Ronda o soroche (doença de altura). Ronda o sonho. A cidade dorme depois de várias noites de insônia.


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