PERU - TRAVEL to PERU and HOTEL in PERU - VACATION and TOURS in PERU - MACHU PICCHU - CUSCO

ENJOY PERU AGENCIA DE VIAGENS

DE DANCARINOS
E RAINHAS

ARTIGOS
PERU

por
Enjoy Perú
Pelo Curso
Enjoy Peru Travel
Enjoy Perú Viajes
Pagina Principal
Mapa De Local
Férias em Perú
Cusco
Machu Picchu
Lima
Caminho Inca
Choquequirao
Lago Titicaca - Puno
Linhas De Nazca -
Paracas - Ica

Arequipa
Colca
Huaraz - Callejón de Huaylas
Ayacucho
Trujillo
Cotahuasi

Destinos da
Selva da Amazônia:
Chachapoyas
Kuelap
Manu
Iquitos
Tarapoto
Tambopata - Puerto Maldonado
PERU
Mapa del Perú
Multimedia Galerie
Temas Especiales
Compartimento
"Conozca Perú""

Cosmovisião Andina
Calendario Turistico
Tour Operador
Agência de Viagens


ENJOY PERU S.A.
Escritório Principal
Schell 343 - Of. 607
Miraflores - Lima 18
PERU
Tel: +51 1 702-2000
Fax: 511-445-1750

TOLL FREE:
USA: 1-800-790-2961

www.enjoyperu.com

 
Perú Tours Esportes de Aventura do Perú Natureza no Perú
Hotéis no Perú Informação Útil Testimonials
Peru Magazine Perou Revue Peru Rivista Peru Revista Peru Magazine Peru Revista
Linhas Gratis: USA: 1-800-790-2961
Linhas Local:   Espanha - Barcelona: 0034-931846831   Argentina - Bs. As.: 0054-1159175461
UK - Londres:   4-203-393-8867
Horário da Atençäo: Segunda-feira a Sexta-ferira 9 am-6 pm  GMT - 5 horas

...A SEGUIR IR PARA A PRIMEIRA PÁGINA

DE DANCARINOS E RAINHAS

Reluzir de lascas avermelhadas. Rosotos banhados pelo brilho ígneo das chamas que reverberam em frente ao átrio duma capela. Expectativa e silêncio. O dançarino concentra, arranja o chapéu, pega as tesouras, ele olha para os músicos, ele faz um saudação; então, soa a harpa e o violino. Ele começa a dançar...

Aplausos, vítores e piadas. "Eles são os representantes dos distritos da provincia", anuncia a voz bonita dum orador, enquanto um amarelado raio de luz, procura as senhoras que sonham para se tornar as rainhas do teatro de Cotahuasi. Elas sorriem o tempo inteiro, falam das costumes dos seus povos e desfilam com passos de salto de sapato alto...

E tropeça, está a ponto de cair, mas pode escapar da vergonha, é recomposto e faz vibrar suas tesouras o exausto danza'k que dança para as cruzes abençoadas pelo "padrecura", embora sua arte - como eles contam nas alturas do Sul - nasceu para invocar por movimentos convulsivos às deidades hispânicas por ou o mesmo demônio, como os conquistadores espanhóis desseram. A fogueira apagou...

Névoa e escuridão. Curto-circuito. Rainhas embrulhadas em sombras. Assovios no teatro. "É um pequeño contratempo", discute com voz de locutor, mas ninguém escuta , tudo mundo quer saber quem vai ser a rainha da provincia: o representante do instituto pedagógico, a estudante da escola secundária, a bonita professora que defende a união de educacional. A espera desespera. Alguns partem...

"Não parta, fique embora um tempo mais", o mordomo convida das Cruces para as pessoas que já chegaram. Algumas pessoas dexam pegar pela musica, outros entram para a capela de velas chorosas e cruzes orladas: eles persignam, eles rezam, eles bebem um gole e eles voltam para o átrio. Agora o danza'k salta de joelhos. A harpa chora em cada uma das suas melodias.

"Foi deste modo a primeira noite da festa", conclui o passageiro azedo e filósofo; logo permanece calado, como se interiormente continuasse reavivando os detalhes da coroação da rainha e o giro do danza'k, herdeiro duma velha tradição que os transformou em personajens célebres das comunidades, em fakires dos Andes, capaz de ultrapassar os limites da dor, com tal de superar os testes mais difíceis.
O dia passou rapidamente entre faces sonolentas e promessas de encontros noturnos. Outra vez a escuridão e as estrelas. Outra vez a atmosfera festiva, o aroma de vinho e cerveja, as batidas distantes dum baterista que é aumentado ao iluminar as luzes fracas das ruas de Cotahuasi, o povo do Canhão mais fundo no mundo.

Noites de verbena e de festa popular no pátio duma escola. Garrafas que vão e vêm, enquanto fazendo sonolento a consciência, música que acelera o coração, fogos de artifício que coloreiam a escuridão,; de repente, um homem aparece no enredo vestido de branco.

"Ele é o Ángel de La Union", grita o público e o cantor - isso não tem nada de etéreo nem de celestial - aquece a noite com um huayno de carnaval. Sua voz fura os tímpanos, mas não há ninguém que ele se preocupa disto. Isso não é preciso quando for necessário dançar... e é formada uma ronda e as pessoas sapateiam e ela cheira de pó e corta o nariz. Falta ar e o frio desaparece.

O pátio é um chão de dança ou uma imensa e improvável via férrea de grades enroscadas. É o momento do "chucu-chucu" e esses que estavam nas batidas tem desatado as mãos, para se segurar das cinturas e formar fileiras vertiginosas e serpenteantes que parecem trens trancados que vão para um lugar inexistente, para uma estação irreal da felicidade perpétua.

Os trens você chocaram, os trens perdem vagões, desintegram, mas eles aparecem vigorosos e felizes novamente, guiados pela voz do Ángel... e alguém dá hurras para La Union e a rainha esconde a coroa prateada dela para meio de pedras e o danza'k tornou uma locomotiva avoada... As cruzes voltaram às comunidades delas. Um viajante lhe pede proteção e ele lhes pergunta: Quem desamarrou o alvoroço?; logo depois se senta perto da estrada. Começa a escrever.




Ver mais imagens deste destino, visite a nossas Galeria Multimídias

Página Anterior  
Página principal  
 
ISO 9001-2000 CERTIFICAÇÃO
Assessoria da Viagem, Gestão de Operação Turística
&
Comercialização De bilhetes aéreos







NOSSOS SITES DA VIAGEM E
TURISMO NO PERU
Cusco Peru
Machu Picchu
Camino Inca
Fotos de Perú
Hotéis Perú Reservaciones
Perú - Vôos

NOSSOS SITES DA VIAGEM E TURISMO NA AMERICA LATINA
ARGENTINA
Férias & Tours
PATAGONIA
Férias & Tours
CHILE
Férias & Tours
ECUADOR & GALAPAGOS
Férias & Tours
BOLIVIA
Férias & Tours
MEXICO
Férias & Tours
BRASIL
Férias & Tours
COSTA RICA
Férias & Tours







 


PERU TRAVEL | PERU REISEN | PERU VOYAGE | PERU VIAGGI | TURISMO EN PERU | PERU VIAGEM
Termos e Condicoes | Créditos do Site | Ligue-Webmasters
Andinismo Mergulho Cavalgada Caminhada Canotaje e Caiaque Ciclismo Montês
Escalada em Rocha Fora Estrada Parapente-Asa Delta-Parasailing Pesca Esportiva Sufing Board
Parques Nacionais Botanica Caça Fotográfica Entomologia Espeologia Borboletas
Orquideas Observacao de Aves Floresta

Atualizazação:  © ENJOY CORPORATION S.A. Direitos Reservados.
 
Peru Viagem, Ferias no Peru

ENJOY PERU
AGENCIA DE VIAJES
TOUR OPERATOR