PERU - TRAVEL to PERU and HOTEL in PERU - VACATION and TOURS in PERU - MACHU PICCHU - CUSCO

ENJOY PERU AGENCIA DE VIAGENS

RESERVA NACIONAL DO TITICACA

PERU
NATUREZA

por
Enjoy Perú
Pelo Curso
  PERU NATUREZA PERU
Peru Natur Perou Nature Peru Natura Peru Naturaleza Peru Nature Peru Natureza

RESERVA NACIONAL DO TITICACA

(...a seguir... Ir para a primeira página)

A Reserva Nacional do Mapa de la Reserva Nacional de TiticacaTiticaca se estabeleceu em 31 de ouctubro de1978 mediante Ordenação Suprema Nº 185-78-AA.
Fica situada no departamento de Puno, municípios de Huancané e Puno. Tem uma extensão de 36 180 hectares e tem dois setores: o Setor Ramis, no município de Huancané com 7 030 hectares, e o Setor Puno, no município do mesmo nome com 29 150 hectares.

Os pássaros, residentes e migratórios, constituem a fauna mais atraente na área. Eles são mais de 60 espécies, entre os quais fazem destaque o zambullidor do Titicaca (Centropelma micropterum), o yanavico (Plegadis ridgwayi), o cormorán (olivaceus halacrocorax) e o totorero (Pleocryptes melanops). Como representantes das familias residentes na área temos patos (Anatidae) e chocas (Rallidae), enquanto das famílias migratórias são achados os chorlos (Charadriidae), playeros (Scolopacidae) e flamengos (Phoenicopte-ridae). Dos quais tem-se registrado populações muito importantes aliás perto de 190 000 indivíduos. (Segundo recenseamento R.N.P. 1 998).

Quatro famílias diferentes de peixes existem e só do gênero Orestias foram identificadas 40 espécies. Nós podemos mencionar às espécies nativas como carachis (Orestias spp.) e suche (Trychomicterus rivulatum). As espécies introduzidas são a truta arcoíris e a truta do riacho(Oncorhynchus mikkis) como também o pejerrey (Basilichthys bonaerensis), tudos eles usados pelos aldeões como fonte de proteínas.
Entre os anfíbios temos 18 espécies nativas, entre os que fazem destaque o sapo gigantesco do Titicaca, o sapo aquático (Telmatobius spp.) ou o sapo comum (Bufo spinulosus).

Na Reserva há algumas espécies ameaçadas como o parihuana ou flamengo (Phoenicopterus chilensis), o flamengo james (Phoenicoparrus jamesi) e o flamengo andino (Phoenicoparrus andinus).
São poucas as espécies de mamíferos que habitam a Reserva; os roedores prevalecem como a vizcacha (Lagidium peruanum), o porco da guiné selvagem (Cavia tschudii) e a raposa andina (Pseudalopex culpaeus).

A vegetação do lago é classificada em anfíbia, submergida e flutuante, e compõe um dos elementos principais do ciclo do ecossistema. A flora é representada por 12 variedades de plantas aquáticas que onde prevalece a totora (Schoenoplectus totora), o llacho de yana (Elodea potamogeton), a lentilha da água (Lemna sp.) e o purima (Chara sp.) A Reserva também apresenta flora terrestre beira-rio com mais de 64 gêneros.

Os objetos principais da Reserva Nacional do Titicaca são: conservar a flora, fauna e belezas cênicas do Lago Titicaca; preservar os recursos naturais como a totora que abriga uma grande diversidade de espécies; apoiar o desenvolvimento socio-econômico das populações vizinhas por meio do uso racional dos recursos de flora e fauna selvagem; e fomentar o turismo local sem perturbar as tradições culturais dos grupos humanos que habitam a área.



Ver mais imagens desta atividade, visita nossa Galería Multimedia
NATUREZA NO PERU
Áreas Naturais protegidas do Perú
Parques
   Nacionais
Reservas
   Nacionais
Santuários
   Nacionais
Santuários
   Históricos
Áreas Reservadas
Florestas de
   Proteção
Limites De Caça
Reservas
   Comunais
Mapa de Áreas
   protegidas
   do Perú
Botânica
Caça Fotográfica
Entomologia
Espeleologia
Borboletas
Orquídeas
Observação de Aves
Floresta
Destinos da Selva da Amazônia:
Manu
Iquitos
Tarapoto
Tambopata
Puerto Maldonado