PERU - TRAVEL to PERU and HOTEL in PERU - VACATION and TOURS in PERU - MACHU PICCHU - CUSCO

ENJOY PERU AGENCIA DE VIAGENS

PARQUE NACIONAL OTISHI

PERU
NATUREZA

por
Enjoy Perú
Pelo Curso
  PERU NATUREZA PERU
Peru Natur Perou Nature Peru Natura Peru Naturaleza Peru Nature Peru Natureza

PARQUE NACIONAL OTISHI

(...a seguir... Ir para a primeira página)

Zona Reservada Cordilheira Huayhuash

A Zona Reservada Cordilheira de Huayhuash foi estabelecida o 20 de dezembro do 2002 mediante Resolução Ministerial Não 1173 - 2002 - AG. Esta Reserva Natural se espalha numa área de 67,589.76 tens entre a Província de Bolognesi (Departamento de Ancash), a Província de Lauricocha (Departamento de Huánuco) e a Província de Cajatambo (Departamento de Lima).

Por suas características, a Cordilheira de Huayhuash, é um área que justifica o início de programes de conservação e desenvolvimento. Tanto a paisagem como o delicado meio ambiente da zona requerem de uma adequada proteção por parte do Estado Peruano.

As propostas de proteção para esta área natural estão orientadas a manter a integridade dos processos naturais dos ecossistemas de alta montanha contidos nesta corrente montanhosa; bem como assegurar a regulação do recurso hídrico nas nascentes dos Ríos Pativilca e Maranhão.

Ao pôr esta zona sob proteção estatal não só se assegura sua conservação, senão também, reconhece-se o direito das comunidades camponesas locais de seguir aproveitando de jeito sustentável os recursos naturais renováveis locais. A Zona Reservada Cordilheira de Huayhuash tem como objetivo a conservação dos ecossistemas de alta montanha contidos nesta zona de cordilheiras, bem como a proteção da excepcional beleza paisagística.

Reserva Comunal O Sira

A Reserva Comunal "O Sira" ocupa um área que atinge as 616,413.41 hectares, delimitadas no lado oriental pelo Rio Ucayali e pelo Pachitea no lado ocidental. Esta Reserva Comunal se estende entre a província de Porto Inca (Departamento de Huánuco), a Província de Oxapampa (Departamento de Pasco) e as Províncias de Atalaya e Coronel Portillo (Departamento de Ucayali).

O Estado Peruano considerou de grande importância declarar a Reserva Comunal O Sira como zona de proteção a fim de conservar e proteger os recursos naturais e assegurar a continuidade e sobrevivência dos grupos étnicos Asháninka, Yanesha e Shipibo que dela dependem. Deste jeito se procura manter os complexos processos ecológicos e ciclos biológicos da corrente montanhosa do Sira, e conservará a principal fonte de água de qualidade para as comunidades nativas de seu meio.

A corrente montanhosa do Sira apresenta uma fisio-grafía determinada por diversos ecossistemas representativos da selva alta e baixa, as mesmas que albergam uma alta diversidade de espécies de flora e fauna selvagem. A proteção destes habitats além de assegurar a conservação da diversidade biológica, é necessária para a preservação de áreas naturais por seus valores estéticos e culturais únicos e para o aproveitamento sustentável de seus recursos, em benefício das comunidades nativas.

Dentro da área da Reserva Comunal também se encontram ambientes aquáticos que geram uma interrelação com o bosque, permitindo a presença de uma fauna muito variada consistente em insetos, peixes, crustáceos, répteis e mamíferos. Apresenta, além, bosques inalterados e alberga endemismos de interesse nacional. No seus diferentes andares altitudinais apresenta uma impressionante vegetação, que varia desde o Bosque Alto Exuberante até o Bosque denso sobre os 2,000 msnm, com abundantes epifitas, samambais, líquens, musgos, bromelias, orquídeas e ericáceas.

Os redores da Cordilheira do Sira estão habitados por populações de três povos indígenas, onde todo povo faz uso do espaço que lhe corresponde da cordilheira respeitando o espaço dos outros grupos. Pelo oeste se encontram os Yaneshas e Asháninkas dos vales do Pachitea e do Pichis; pelo este, no vale do Alto Ucayali habitam os Asháninkas e Shipibos-Conibos e pelo Sul se encontram os Asháninkas do Grande Pajonal.

O objetivo principal da Reserva Comunal O Sira é a conservaçäo da diversidade biológica do lugar, em benefício das comunidades nativas pertencentes aos grupos étnicos Asháninkas, Yanesha e shipibo-Conibo vizinhos da Cordilheira O Sira.



Ver mais imagens desta atividade, visita nossa Galería Multimedia
NATUREZA NO PERU
Áreas Naturais protegidas do Perú
Parques
   Nacionais
Reservas
   Nacionais
Santuários
   Nacionais
Santuários
   Históricos
Áreas Reservadas
Florestas de
   Proteção
Limites De Caça
Reservas
   Comunais
Mapa de Áreas
   protegidas
   do Perú
Botânica
Caça Fotográfica
Entomologia
Espeleologia
Borboletas
Orquídeas
Observação de Aves
Floresta
Destinos da Selva da Amazônia:
Manu
Iquitos
Tarapoto
Tambopata
Puerto Maldonado